terça-feira, 16 de setembro de 2008

Porquê UBUNTU 8.04.1 ?

Como muita gente (infelizmente), sempre utilizei exclusivamente o Windows como Sitema Operativo, mas agora que já estou mais consciente das suas limites (e problemas...), resolvi tentar outra coisa, quero eu dizer Linux.
Sem entrar muito em pormenores, escolhi então experimentar o UBUNTU 8.04.1 tambem chamado Hardy Heron por ele ser gratuito, dispor "de origem" de muitas aplicações, ser muito bem desenvolvido e ter um extenso suporte na web no caso de ser precisa mais alguma informação...

A minha intenção é de progressivamente abandonar windows para sempre...


Uma das mais imprescindiveis e impressionantes aplicações é o Gimp que não é nada menos do que um substituto ao Photoshop, e o Open Office que subsitui o Word, Excel e Powerpoint, e inteiramente compativel com os formatos de ficheiros .doc, xls e .ppt.


Num proximo artigo falarei das aplicações que utilizo mais, da instalação de outras aplicações opcionais, mas tambem das configurações que efectuei para por o meu laptop a funcionar a 100% com impressoras, router, internet, DVD, ... mas isso tudo fica para os proximos artigos.


Mais um pequeno detalhe, todas as aplicações incluidas “de origem” são todas 100% legais e totalmente gratuitas e utilizaveis imediatamente, mas o mais interessante, é que depois da instalação inicial ficara com um computador pronto para qualquer tipo de trabalho (documentos, graficos, tratamento de imagens, gravação de CD/DVD...), e isso tudo gratuitamente! Podera eventualmente, como eu, necessitar de algumas modificações para configurar a sua placa de som ou grafica, ou a placa wireless... mas tudo se resolve... deixarei aqui os passos que segui para por tudo a funcionar a 100% no meu Acer extensa 5620Z.


Então o meu conselho:

Instale UBUNTU 8.04.1, em Dual Boot com Windows Vista , ou como unico sistema operativo,

aproveite todos as aplicações opensource e freeware (gratuitas),

e vá abandonando o windows...

Nenhum comentário: